sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Niver do Pipi HeltoN!
Oi gentem!! Gostaram das fotos do niver do Helton????????? Demorei sim, mas antes tarde do que nunca hehe... Parabéns pelos 15 anos helton querido!! beijos!!
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Show do Mormão
Essa fotinha das meninas é só pra deixar o post mais alegre!
Encontrei na internet algumas perguntas no Show do mormão, compartilho com vcs! Dá pra usar na classe pra atividade motivadora.
eu usarei hoje na gincana. Beijos
Gincana do Seminário: 19/10/2010
Questão # 1 (Múltipla Escolha) Companheiro missionário de Alma o filho.
A) Amuleque
B) Meleque
C) Ananias
D) Amós
E) Akim
Questão # 2 (Múltipla Escolha) Quem era o Pai de Mosias?
A) Benjamin
B) Néfi
C) Alma
D) Obadias
E) Mórmon
Questão # 3 (Múltipla Escolha) Que Livro vem logo após As Palavras de Mórmon?
A) Livro de Ômni
B) Livro de Alma
C) Livro de Mosias
D) Livro de Jarom
E) Palavras de Mórmon
Questão # 4 (Múltipla Escolha) Quem é o filho mais velho de Leí e Saria?4
A) Néfi
B) Alma
C) Sam
D) Lamã
E) Lemuel
Questão # 5 (Múltipla Escolha) Quem procurou roubar e matar Néfi e seus irmãos?
A) Zeezrom
B) Lamôni
C) Labão
D) Gade
E) Enoque
Questão # 6 (Múltipla Escolha) Onde está escrito: Aconselha-te com o Senhor em tudo que fizeres e ele dirigirti-á para o bem (...)
A) 1 Néfi 37:37
B) 4 Néfi 37:37
C) Mosias 37:38
D) Alma 37:37
E) Mormon 3:4
Questão # 7 (Múltipla Escolha) Qual o foi o primeiro homem a introduzir artimanhas sacerdotais entre os nefitas?
A) Noé
B) Noemí
C) Neor
D) Zeezrom
E) Nabor
Questão # 8 (Múltipla Resposta) Qual o último Profeta escritor no Livro de Mórmon?
A) Ômni
B) Morôni
C) Nefi
D) Éter
E) Alma
Questão # 9 (Múltipla Escolha) 26-Onde está escrito: Deus não dá ordens ao filhos dom homens sem antes preparar um caminho pelo qual sua ordens possam ser cumpridas.
A) Alma 17:15
B) 2 Néfi 3:7
C) 1 Néfi 7:3
D) 1 Néfi 3:7
E) 4 Néfi 3:7
Questão # 10 (Múltipla Escolha) 20-Qual o nome do grupo de pessoas citado em Alma 51 que pretendia derrubar o governo dos nefitas?
A) Realistas
B) Iluministas
C) Renascentistas
D) Fundamentalistas
E) Liberalistas
Questão # 11 (Múltipla Escolha) Quem foi o terceiro Juiz Supremo Nefita?
A) Mosias
B) Paorã
C) Belsazar
D) Néfi
E) Zedequias
Não darei as respostas senão perde a graça, se alguém quiser a resposta de alguma delas faça contato comigo por e-mail: jffbueno@hotmail.com
Gincana do Seminário
A pouco mais de um mês começamos a gincana do seminário, a classe foi dividida em duas equipes e ficarão divididos assim até o término das aulas, isso foi feito no intuito de motivar os jovens a participar mais ativamente das aulas do seminário e estarem sempre animados e felizes!
Tive uma grata surpresa, o resultado foi bem melhor que o esperado, a gincana ajudou não só a melhorar a frequência, pois motivou os alunos a convidarem os que não estão participando das aulas, mas também percebi que a participação deles na sala melhorou muito pois estão lendo as designações em casa e pasmem: TODOS agora trazem escrituras para a aula! vocês entenderam o que escrevi? Eu disse TODOS! Nma Classe de 27 alunos dá pra acreditar nisso???
Eu estou muito feliz e tenho certeza que o Pai Celestial também está, pois todo esforço que se faz para fortalecer a juventude tem um valor muito grande.
Fica a dica para os professores do seminário diário, uma competição vale sim muito a pena, desde que seja uma competição saudável em que todos saiam ganhando.
Jovens são movidos pela competição, então podemos usar isso a nosso favor de maneira inspirada, orem e peçam a orientação do Senhor e saberão a melhor maneira de ajudar seus jovens, todo esforço é recompensado!
Abraço, Jô
sábado, 2 de outubro de 2010
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Jogo dos 7 Erros
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
AULA 15/09/2010 3 NÉFI
- 3 NÉFI 1-7 AO LONGO DOS 33 ANOS QUE SE SEGUIRAM AO NASCIMENTO DE CRISTO, A SOCIEDADE NEFITA ENTROU EM TOTAL CRISE POR CAUSA DA INIQUIDADE, DOS ASSASSINATOS E DAS GUERRAS.
- 3 NÉFI 8-10 TREVAS, CALAMIDADES E DESTRUIÇÃO SOBREVIERAM AO CONTINENTE AMERICANO DURANTE 3 DIAS POR OCASIÃO DA MORTE DE CRISTO.
- 3 NÉFI 11 – 26 O SENHOR RESSURRETO MINISTROU ENTRE OS NEFITAS.
- 3 NÉFI 27-28 O SALVADOR INSTRUIU SEUS 12 DISCIPULOS NEFITAS.
- 3 NÉFI 29- 30 MÓRMON ACONSELHOU O POVO ACERCA DOS ULTIMOS DIAS.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Resumo do Livro de Alma
No capítulo 1 Alma, o filho, serve como juiz supremo e sumo sacerdote.Combate as artimanhas sacerdotais existentes entre o povo. Em Alma 2–3 Anlici procura tornar-se rei, mas é rejeitado pela voz do povo. Ele e seus seguidores unem-se aos lamanitas, marcam a fronte de vermelho e atacam os nefitas fiéis. Em Alma 4 a Igreja prospera, mas é acometida de orgulho. Alma renuncia à cadeira de juiz para dedicar-se ao ministério.- No capítulo 5 Alma exorta os membros da Igreja de Zaraenla a viver de modo a estarem preparados para passar por uma “poderosa mudança” de coração.Em Alma 6 muitas pessoas de Zaraenla se humilham e se arrependem de seus pecados. Alma e o povo estabelecem a ordem da Igreja em Zaraenla.Em Alma 7, no vale de Gideão, Alma testifica de Jesus Cristo. Incentiva o povo a continuar a seguir ao Salvador.
- Em Alma 8–9 depois de pregar em Meleque, Alma chama o povo de Amonia ao arrependimento, mas é rejeitado. Ele sai de lá muito triste, mas um anjo o consola e ordena a ele que volte. Alma é recebido por Amuleque e os dois recebem o mandamento de pregar em Amonia. Em Alma 10 Amuleque prega ao povo de Amonia e descreve sua conversão. As pessoas ficaram admiradas, mas há outra testemunha para os ensinamentos de Alma. Amuleque contende com os advogados e juízes injustos. No capítulo 11 Amuleque contende com Zeezrom e testifica da vinda de Cristo, do julgamento dos iníquos e do plano de redenção. No capitulo 12 Alma dá maiores explicações das palavras de Amuleque,fazendo advertências contra a dureza de coração e a iniqüidade e testificando da queda e do plano de redenção. Em Alma 13. Alma faz um discurso veemente sobre o sacerdócio e a doutrina da preordenação.No capitulo 14. Alma, Amuleque e outros fiéis são perseguidos devido a sua retidão. O Senhor liberta Alma e Amuleque da prisão por causa de sua fé em Cristo. Alma 15 relata sobre a cura e o batismo Zeezrom.Muitas pessoas de Sidom são batizadas.Em Alma 16 as palavras de Alma cumprem-se quando os lamanitas destroem Amonia. O Senhor prepara o coração do povo para receber a palavra pregada por Alma, Amuleque e outros profetas.
Em Alma 17:1–18 os filhos de Mosias pregam o evangelho aos lamanitas.Nos versículos 19–39; capítulos 18 e 19, Amon serve e ensina ao rei Lamôni. O rei, a rainha e muitos lamanitas são convertidos.Nos capitulos 20–22,Amon é conduzido pelo Espírito para libertar seus irmãos da prisão. O pai de Lamôni é convertido.
Nos capítulos 23–24. Milhares de lamanitas convertem-se depois de serem ensinados pelos filhos de Mosias. Os lamanitas convertidos autodenominam-se ânti-néfi-leítas. Como convênio com Deus de que nunca pecarão novamente por meio do derramamento de sangue, os ânti-néfi-leítas enterram suas espadas e recusam-se a usá-las quando um exército de lamanitas os ataca. Em Alma 27–28. Amon leva os ânti-néfi-leítas a buscar segurança entre os nefitas. Os nefitas dão aos ânti-néfi-leítas a terra de Jérson e prometem defendê-los de seus inimigos. Os lamanitas vêm novamente lutar contra os nefitas e são derrotados. Em Alma 26, 29. Amon gloria-se no Senhor ao pensar no sucesso que ele e seus irmãos tiveram na pregação aos lamanitas. Alma deseja que essa alegria seja sentida por todos por meio do arrependimento e do plano de redenção.
Alma 30:1–18: Corior, um anticristo, desvia o coração de muitos em Zaraenla ao pregar que “nenhum Cristo haveria” e que “nada que o homem fizesse seria crime”.- Alma 30:19–60: Corior tenta pregar na terra de Jérson e Gideão. As pessoas recusam-se a ouvi-lo e levam-no diante de seus líderes. Corior é levado a Alma, que presta testemunho da vinda de Cristo e da existência de Deus. Corior pede um sinal e fica mudo
Alma 31:Alma chefia uma missão para tentar reconverter os zoramitas apóstatas, que adotaram falsas crenças e uma forma orgulhosa de adoração.
Alma 32:1–27: Alma incentiva os zoramitas humildes a exercerem fé e darem lugar no coração para a palavra de Deus.- Alma 32:28–43: Alma compara a palavra de Deus com uma semente plantada no coração das pessoas. Ele ensina ao povo que devem tratar da palavra com grande cuidado para que possam um dia alcançar a vida eterna.
Alma 33: Alma cita o testemunho dos profetas de Jesus Cristo e exorta as pessoas a plantarem a palavra de Deus no coração.- Alma 34: Amuleque presta testemunho da expiação de Jesus Cristo. Ordena ao povo que ore e exerça fé para o arrependimento.
Alma 36–37: Alma conta novamente a história de sua conversão e presta testemunho a seu filho Helamã. Orienta Helamã a preservar os registros sagrados. Alma 38: Alma elogia seu filho Siblon por sua fidelidade e incentiva-o a continuar na retidão e perseverar até o fim.
Alma 39: Alma censura seu filho Coriânton por seus atos imorais e adverte-o das conseqüências de tal pecado.
Alma 40:1–23: Alma ensina a Coriânton a respeito da morte e da ressurreição.
Alma 40:24–26; 41: Alma ensina a Coriânton que após a ressurreição, aos justos será restituída a felicidade e aos iníquos, a miséria.
Alma 42: Alma ensina a Coriânton sobre a justiça e a misericórdia no grande plano de felicidade.
Alma 43–44:Sob o comando de Zeraemna, os lamanitas vêm guerrear contra os nefitas, na tentativa de reduzi-los à escravidão. Os nefitas, com Morôni à frente, lutam para defender sua família e sua liberdade. Os nefitas triunfam porque são “movidos por uma causa melhor” e porque exercem fé em Jesus Cristo.
Alma 45:20–24;46:Amaliquias deseja ser rei e provoca dissensões entre os nefitas. O Capitão Morôni levanta o “estandarte da liberdade” para inspirar o povo e eles fazem convênio de seguir a Deus. Amaliquias e alguns de seus seguidores unem-se aos lamanitas.
Alma 47–48:Por meio de traição, Amaliquias torna-se o rei dos lamanitas e incita-os a lutar contra os nefitas. O Capitão Moroni prepara os nefitas para defenderem-se legitimamente.
Alma 49–52: Continua a guerra entre os nefitas e lamanitas. Os realistas desejam instituir um rei para os nefitas, mas são derrotados. Teâncum mata Amaliquias, que é sucedido no trono dos lamanitas por seu irmão Amoron.
Alma 53:10–19; 56:1–8. Dois mil valorosos jovens amonitas fazem convênio de lutar pela liberdade dos nefitas. Pedem a Helamã que seja seu líder.- Alma 56:9–58:41. Fiéis aos ensinamentos de suas mães, os jovens soldados exercem fé em Deus e lutam bravamente. Outros 60 jovens amonitas unem-se a eles. Todos os 2.060 jovens soldados ficam feridos, mas nenhum é morto.
Em que aspectos estes jovens eram “firmes e inamovíveis”? (Há alguns exemplos em Alma 53:20–21; 57:26–27; 58:40.)
“Eram (…) muito valorosos quanto à coragem.” (Alma 53:20)
“Eram (…) fiéis em todas as ocasiões e em todas as coisas que lhes eram
confiadas.” (Alma 53:20)
“Eram homens íntegros e sóbrios.” (Alma 53:21)
Tinham “extraordinária fé naquilo que haviam sido ensinados a crer”.
(Alma 57:26)
“Depositavam continuamente sua confiança em Deus.” (Alma 57:27)
“[Permaneciam] firmes na liberdade com que Deus os fez livres.” (Alma
58:40)
Eram “diligentes em lembrarem-se do Senhor seu Deus diariamente”.
(Alma 58:40)
“[Esforçavam-se] para obedecer continuamente [aos] estatutos [de Deus]
e a seus julgamentos e a seus mandamentos.” (Alma 58:40)
“[Era] forte sua fé nas profecias.” Alma 58:40
Agradecimentos à irmã Lucrécia que fez esse resumo tão bom!! Que as bençãos do Pai Celestial sejam derramadas sobre essa irmã tão dedicada.
Resumo do Livro de Mosias
Mosias 1-29
No capítulo 1 o rei Benjamim ensina a seus filhos sobre a importância das verdades contidas nas placas de latão. Escolhe seu filho Mosias para sucedê-lo como rei e orienta-o para reunir o povo. No capítulo 2 o rei ensina a seu povo que quando estiverem a serviço do próximo, estarão a serviço de Deus. Lembra-os de que eles são “eternamente devedores a [seu] Pai Celestial, e que [devem] entregar-lhe tudo o que [têm] e [são]”.Em Mosias 3 o rei Benjamim repete as profecias de um anjo sobre Jesus Cristo e Sua expiação.
Em Mosias 4:1–12 o povo do rei Benjamim reagiu a suas palavras buscando e recebendo a remissão de seus pecados. No capitulo 4:13–30 o rei Benjamim exorta seu povo a ensinar o evangelho a seus filhos, partilhar de seus bens com os pobres e obedecer aos mandamentos de Deus. Em Mosias 5–6 todo o povo do rei Benjamim passa por uma “vigorosa mudança” e faz convênio de obedecer aos mandamentos de Deus e fazer Sua vontade em todas as coisas. O rei Benjamim diz ao povo que por causa do convênio feito, serão chamados de progênie de Cristo.
Em Mosias 7–8 Amon lidera uma expedição para conseguir informações sobre o povo que partira de Zaraenla anos antes para voltar à terra de Néfi. Amon e seus irmãos encontram Lími e seu povo. Amon prega ao povo de Lími, recebe um registro do povo e toma conhecimento das 24 placas jareditas descobertas pelo povo. Ele explica que Mosias, que é um vidente, pode traduzir o que está escrito nas placas. Em Mosias 9–10 parte do registro de Zênife, o avô de Lími, traz um relato breve da história de como o povo de Zênife chegou à terra de Néfi. Narra também como o Senhor os fortaleceu nas guerras contra os lamanitas.No capítulo 11. Noé, o filho de Zênife, governa iniquamente. Apesar das advertências do profeta Abinádi, o povo permanece cego devido à iniqüidade de Noé e seus sacerdotes.
Em Mosias 12–13 Abinádi chama o rei Noé e seus sacerdotes ao arrependimento. Exorta-os a guardarem os mandamentos. Ensina-lhes que os ritos e ordenanças da lei de Moisés são símbolos da expiação de Jesus Cristo.Mosias 14–16 Abinádi cita Isaías. Ele testifica da expiação e exorta os sacerdotes de Noé a ensinar ao povo que a redenção vem por meio de Cristo.Em Mosias 17 Alma, um dos sacerdotes de Noé, arrepende-se e registra as palavras de Abinádi. Abinádi sela seu testemunho do Salvador com a própria vida.- Em Mosias 18 Alma ensina o convênio batismal, batiza um grupo de pessoas e estabelece a Igreja entre o povo.Mosias 19 o rei Noé trai seu povo e sofre a morte pelo fogo. Lími, filho de Noé, torna-se o rei.Mosias 20–22. O povo de Lími é escravizado pelos lamanitas. Depois de tentarem livrar-se do cativeiro, arrependem-se e voltam-se para o Senhor. Por fim, o Senhor livra-os da escravidão.Mosias 23–24. O povo de Alma é levado cativo pelos lamanitas. Amulon, que fora um dos sacerdotes de Noé, é seu rei. Eles voltam-se para o Senhor e Ele torna seus fardos leves e liberta-os da escravidão.
Mosias 25 O povo de Lími e o povo de Alma unem-se ao povo de Mosias na terra de Zaraenla. Lími e seu povo são batizados. O rei Mosias autoriza Alma a organizar a Igreja de Deus em toda a terra de Zaraenla.Em Mosias 26; 27:1–7 muitos membros da Igreja são induzidos ao pecado por incrédulos. O Senhor diz a Alma que quem se arrepender será perdoado, mas quem não se arrepender não será contado com o povoda Igreja. Mosias envia uma proclamação proibindo os crentes e descrentes de perseguirem-se mutuamente.Em Mosias 27:8–31; Alma, o filho, e os quatro filhos de Mosias procuram destruir a Igreja de Deus. Em resposta às orações de seus pais e de outros membros da Igreja, um anjo aparece a eles. Alma,o filho, e os filhos de Mosias são convertidos. Alma, o filho, testifica de sua conversão.Nos capítulos 27:32–28:20; Alma, o filho, e os filhos de Mosias dedicam-se à pregação do evangelho.No capitulo 29 Mosias ensina princípios de bom governo e adverte seu povo dos perigos de se ter um rei. O povo ouve seus conselhos e aponta juízes para serem seus líderes políticos, com Alma, o filho, como o juiz supremo.
Só lembrando que não fui eu quem fez esse resumo, foi Lucrecia do Blog http://seminariosudonline.zip.net/
Nossos agradecimentos à ela!!