quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Resumo do Livro de Mosias

Mosias 1-29


  • No capítulo 1 o rei Benjamim ensina a seus filhos sobre a importância das verdades contidas nas placas de latão. Escolhe seu filho Mosias para sucedê-lo como rei e orienta-o para reunir o povo. No capítulo 2 o rei ensina a seu povo que quando estiverem a serviço do próximo, estarão a serviço de Deus. Lembra-os de que eles são “eternamente devedores a [seu] Pai Celestial, e que [devem] entregar-lhe tudo o que [têm] e [são]”.Em Mosias 3 o rei Benjamim repete as profecias de um anjo sobre Jesus Cristo e Sua expiação.

  • Em Mosias 4:1–12 o povo do rei Benjamim reagiu a suas palavras buscando e recebendo a remissão de seus pecados. No capitulo 4:13–30 o rei Benjamim exorta seu povo a ensinar o evangelho a seus filhos, partilhar de seus bens com os pobres e obedecer aos mandamentos de Deus. Em Mosias 5–6 todo o povo do rei Benjamim passa por uma “vigorosa mudança” e faz convênio de obedecer aos mandamentos de Deus e fazer Sua vontade em todas as coisas. O rei Benjamim diz ao povo que por causa do convênio feito, serão chamados de progênie de Cristo.

  • Em Mosias 7–8 Amon lidera uma expedição para conseguir informações sobre o povo que partira de Zaraenla anos antes para voltar à terra de Néfi. Amon e seus irmãos encontram Lími e seu povo. Amon prega ao povo de Lími, recebe um registro do povo e toma conhecimento das 24 placas jareditas descobertas pelo povo. Ele explica que Mosias, que é um vidente, pode traduzir o que está escrito nas placas. Em Mosias 9–10 parte do registro de Zênife, o avô de Lími, traz um relato breve da história de como o povo de Zênife chegou à terra de Néfi. Narra também como o Senhor os fortaleceu nas guerras contra os lamanitas.No capítulo 11. Noé, o filho de Zênife, governa iniquamente. Apesar das advertências do profeta Abinádi, o povo permanece cego devido à iniqüidade de Noé e seus sacerdotes.

  • Em Mosias 12–13 Abinádi chama o rei Noé e seus sacerdotes ao arrependimento. Exorta-os a guardarem os mandamentos. Ensina-lhes que os ritos e ordenanças da lei de Moisés são símbolos da expiação de Jesus Cristo.Mosias 14–16 Abinádi cita Isaías. Ele testifica da expiação e exorta os sacerdotes de Noé a ensinar ao povo que a redenção vem por meio de Cristo.Em Mosias 17 Alma, um dos sacerdotes de Noé, arrepende-se e registra as palavras de Abinádi. Abinádi sela seu testemunho do Salvador com a própria vida.
  • Em Mosias 18 Alma ensina o convênio batismal, batiza um grupo de pessoas e estabelece a Igreja entre o povo.Mosias 19 o rei Noé trai seu povo e sofre a morte pelo fogo. Lími, filho de Noé, torna-se o rei.Mosias 20–22. O povo de Lími é escravizado pelos lamanitas. Depois de tentarem livrar-se do cativeiro, arrependem-se e voltam-se para o Senhor. Por fim, o Senhor livra-os da escravidão.Mosias 23–24. O povo de Alma é levado cativo pelos lamanitas. Amulon, que fora um dos sacerdotes de Noé, é seu rei. Eles voltam-se para o Senhor e Ele torna seus fardos leves e liberta-os da escravidão.

  • Mosias 25 O povo de Lími e o povo de Alma unem-se ao povo de Mosias na terra de Zaraenla. Lími e seu povo são batizados. O rei Mosias autoriza Alma a organizar a Igreja de Deus em toda a terra de Zaraenla.Em Mosias 26; 27:1–7 muitos membros da Igreja são induzidos ao pecado por incrédulos. O Senhor diz a Alma que quem se arrepender será perdoado, mas quem não se arrepender não será contado com o povoda Igreja. Mosias envia uma proclamação proibindo os crentes e descrentes de perseguirem-se mutuamente.Em Mosias 27:8–31; Alma, o filho, e os quatro filhos de Mosias procuram destruir a Igreja de Deus. Em resposta às orações de seus pais e de outros membros da Igreja, um anjo aparece a eles. Alma,o filho, e os filhos de Mosias são convertidos. Alma, o filho, testifica de sua conversão.Nos capítulos 27:32–28:20; Alma, o filho, e os filhos de Mosias dedicam-se à pregação do evangelho.No capitulo 29 Mosias ensina princípios de bom governo e adverte seu povo dos perigos de se ter um rei. O povo ouve seus conselhos e aponta juízes para serem seus líderes políticos, com Alma, o filho, como o juiz supremo.

Só lembrando que não fui eu quem fez esse resumo, foi Lucrecia do Blog http://seminariosudonline.zip.net/
Nossos agradecimentos à ela!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário